segunda-feira, 28 de maio de 2012


Estilos Sulistas

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Embora a diversidade de estilos do sul seja relativamente grande, todos eles respondem a uma origem comum. Eles foram o resultado do desenvolvimento das artes marciais no templo de Shao Lin do Sul, conhecido como Shao Lin dos Nove Lótus de Fu Jian.

De acordo com dados históricos, o Shao Lin do sul ou templo de Shao Lin dos Nove Lótus de Fu Jian, surgiu por volta do século V de nossa era. Nesta época, para a conquista da cidade de Luo Yang na província de Si Chuang, no centro sul da china, o segundo imperador da dinastia Tang, Tai Zong ou Li Shi Min como também era conhecido, precisou da ajuda dos monges guerreiros de Shao Lin do norte (Song Shan) em contendas bélicas contra os remanescentes da dinastia Sui. Foram enviados treze monges guerreiros do Shao Lin de Song Shan, da província de He Nan para participar na captura de Wang Shi Chong rei da dinastia Sui.
A atuação dos treze monges foi um fator decisivo para a vitória de Tai Zong. Como resultado destes atos heróicos, o imperador deu grande apoio ao templo de Shao Lin entregando terras e recrutando cerca de 500 monges para serviços imperiais. Estes monges, inicialmente ajudaram no controle de invasões nos portos de Fu Jian por piratas japoneses e posteriormente foram incumbidos da construção de um novo templo nesta província, denominado Shao Lin dos Nove Lótus, mais conhecido na história como Shao Lin do Sul.


"O Norte Chuta e o Sul Soca"

Os métodos e estilos de luta do norte se caracterizaram por movimentos amplos com ênfase nos chutes e saltos, enquanto que os estilos de Shao Lin do sul se caracterizaram por movimentos mais curtos dando mais ênfase ao uso dos cotovelos e socos. Por isto, se usa a frase: “o norte chuta e o sul soca”.
 

Sulista

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No ano 1674, Kang Xi, segundo imperador da dinastia Qing, enviou mais de 3000 soldados com o objetivo de eliminar todos os monges de Shao Lin do sul e queimar seu templo. O templo de Fu Jian tinha se convertido no refúgio dos defensores do restabelecimento da dinastia Ming e se negavam a participar em ações que apoiassem o império Qing. Este, entre outros fatos históricos, induziu a posição de Kang Xi contra os monges guerreiros de Fu Jian.
Neste conturbado período histórico, o Templo de Shao Lin de Song Shan na província de He Nan foi poupado, mas as práticas marciais foram proibidas dentro e fora do templo.

De acordo com a lenda, ao massacre do templo de Shao Lin do sul sobreviveram apenas cinco mestres que escaparam a duras penas, fugindo para o sul, especificamente para a província de Guang Dong. Este acontecimento marcou o surgimento dos estilos do Sul e o aparecimento de sociedades secretas (tríades) San He Hui especialmente a sociedade Tian Di Hui (sociedade do céu e da terra) que advogavam a destruição da dinastia Qing e a volta da dinastia Ming.
Assim, os estilos do sul, todos originados de um tronco comum, mantêm princípios básicos que os caracterizam:
  • Posturas firmes e pontes sólidas.
  • Guardas fechadas e ombros baixos.
  • Coluna Cervical reta e Tórax arqueado
  • Aprofundar o Qi para preencher o abdome
  • As seis combinações e três impulsos
  • A força nasce do quadril
  • Emitir sons junto com os movimentos.

Long Shin Chuan ( Long Quan )

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O Dragão é um animal mistico com poderes incríveis sobre o céu e a terra. É conhecido por suas formas de ataques e defesas fechadas e pegadas muito perigosas e destrutivas, como ataques ao joelho, tornozelo, juntas e cotovelo. Os movimentos são longos, contínuos e coerentes. 
  

 
origem deste estilo enigmático é freqüentemente questionado, muitos estudiosos dizem que oestilo teve origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo monge Budista tailandês - Yuk.

Durante um festival  chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu  Lan Yiu Kwai que fazia demonstrações neste festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito mas não tinha uso pratico. A Monja Lan ao ouvir  isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de tocar Yuk.

Impressionada ela própria o ataca e ordenou também que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante desta pura demonstração de Kung Fu a monja Lan cai ao pé de Yuk e pede que a aceite como discípulo.
Yuk aceitou e começou a ensinar a Monja que se tornou um dos "5 tigres de Cantão" e Yuk ficou conhecido como um Mestre de Dragão. Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados e "Mok Kiu" (entrelaçar os braços). Possui cinco formas  que mostram o poder do Dragão, que são conhecidas como: NGAN (olhos), SUN, (mente), SAU ( palma), YIU (cintura), MA (posição de cavalo).

O praticante precisa dominar estas cinco formas que correpondem externamente  a Oração, Ar, Fogo, Água e Terra e internamente ínicio, espirito, respiração(Chi), fluência e estabilidade interior.

Quando o praticante domina estas cinco formas associadas externa e internamente ele está apto a perceber o poder do Dragão.

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